segunda-feira, 14 de novembro de 2011

5. ADRENAIS (SUPRA-RENAIS)


Em número de duas, cada uma situada no pólo superior de cada rim. Ambas são envolvidas por tecido conjuntivo contendo grande quantidade de tecido adiposo. Cada glândula tem uma espessa cápsula de tecido conjuntivo  e seu estroma é representado por uma intensa trama de fibras reticulares que suporta as células.
A glândula é dividida em 2 camadas:
a) Córtex: porção mais externa, amarela.
b) Medula: porção mais interna, vermelha escura
*    CÓRTEX ADRENAL
A principal função do córtex adrenal é produzir esteróides. Assim, todos os hormônios secretados nesta zona são comumente chamados de CORTICOESTERÓIDES.Os esteróides secretados podem ser classificados em 3 categorias, segundo sua ação predominante:
·     MINERALOCORTICÓIDES
·     GLICOCORTICÓIDES
·     HORMÔNIOS SEXUAIS
O córtex da adrenal é constituído por três camadas:
1.  Zona glomerulosa: situada imediatamente abaixo da cápsula conjuntiva; suas células dispõem-se em agrupamentos globosos, envolvidos por capilares.; suas células são colunares. Secretam hormônios chamados MINERALOCORTICÓIDES, cujo principal representante é a Aldosterona, relacionada com o controle hídrico e o balanço eletrolítico
2.  Zona fasciculada: suas células poliédricas formam cordões paralelos entre si e perpendiculares à superfície do órgão. Essas células são as principais produtoras de GLICOCORTICÓIDES, cujo principal representante é o Cortisol
3.  Zona reticulada: zona mais interna do córtex, limítrofe da camada medular, as células dispõem-se em cordões irregulares, formando um aspecto de rede. Local onde são produzidos hormônios sexuais, principalmente Andrógenos, em especial a dehidroepiandrosterona. Sua ação, porém, é menos de 1/5 daquela exercida pelo andrógeno testicular (testosterona).
*    MEDULA ADRENAL
As células dessa camada são poliédricas e dispõem-se em cordões que formam uma intensa rede em cujas malhas há capilares e vênulas. As células contém grânulos citoplasmáticos que se tornam marrons quando expostos a sais de cromo, sendo, por esse motivo, denominadas células cromafins. Estas  secretam catecolaminas, representadas pela adrenalina e pela noradrenalina, substâncias mediadoras químicas do sistema nervoso simpático.
Ao contrário do córtex, que lança seus produtos continuamente na circulação, a medula os acumula. A adrenalina e a noradrenalina são geralmente liberadas depois de fortes reações emocionais, como, por exemplo, o susto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário