segunda-feira, 14 de novembro de 2011

2. PINEAL


A glândula pineal localiza-se no diencéfalo, presa por uma haste à parte posterior do teto do terceiro ventrículo. É revestida externamente pela piamáter, da qual partem septos de tecido conjuntivo que penetram na glândula, dividindo-a em lóbulos. Esses septos levam vasos e nervos para o interior da glândula. Nessa glândula predominam 2 tipos celulares: os pinealócitos e os astrócitos. Os pinealócitos representam 95% do contingente celular. Com impregnação pela prata (método de “Del Rio Hortega”), os pinealócitos aparecem com longas e sinuosas ramificações que se dirigem para os septos conjuntivos vasculares, onde terminam sob a forma de dilatações achatadas.
A Pineal participa de ritmos biológicos
Estudos sobre a fisiologia da pineal sugerem que ela não é uma glândula endócrina no sentido amplo, mas age como um TRANSDUTOR NEUROENDÓCRINO, isto é, converte impulsos luminosos em descarga hormonal, participando do ritmo circadiano e de outros ritmos biológicos, como os relacionados com as estações do ano.
 A principal substância isolada da pineal é a MELATONINA. Além desta, ela apresenta quantidades variáveis de serotonina. Outras substâncias encontradas na pineal são noradrenalina, histamina, dopamina e Ácido Gama-Aminobutírico (GABA).
As quantidades de serotonina sofrem variações rítmicas durante as 24 horas do dia, de acordo com a alternância dos períodos dia (claro) e noite (escuro). De DIA, são encontrados níveis elevados de serotonina, pois o seu metabolismo é inibido pela luz. À noite, são encontrados níveis baixos de serotonina, uma vez que a diminuição da luminosidade começa a estimular o seu metabolismo. A diminuição da intensidade luminosa, que culmina com a fase NOTURNA do dia, desencadeia uma importante seqüência de mecanismos que levam a ativação de enzimas que permitem a formação de MELATONINA, a partir de serotonina.

Principais ações da melatonina

A)   A melatonina pode ser considerada a substância que permite a expressão química da escuridão. Através da maior produção noturna de melatonina (decorrente de uma maior metabolização enzimática da serotonina, seu mais importante precursor), a pineal transmite para o meio interno a idéia de se é dia ou noite no meio exterior e, através do seu perfil plasmático noturno, qual a estação do ano (principalmente a diferença entre inverno/verão, em virtude das noites mais longas ou mais curtas)
B)   Papel modulador sobre as funções reprodutivas: A produção de melatonina varia com a idade. Até o 3º mês de vida, os recém nascidos produzem pouca melatonina. A partir de então, seus índices se elevam gradualmente, até a fase pré-puberal, época em que inicia a diminuir. Por isso, é bem possível que exista uma relação entre maturidade sexual (início da puberdade) e produção de melatonina.Associe-se a essa relação o fato de que indivíduos com tumores destrutivos da pineal apresentam puberdade precoce.
C)   Ação Anti-Oxidante: A melatonina atua como anti-oxidante, protegendo as células contra a ação destrutiva de radicais livres
D)   Ação moduladora sobre os sistemas imunológicos. A pinealectomia reduz a capacidade de resposta imunológica de animais em experimentação. A terapêutica substitutiva com melatonina, por sua vez, restaura as funções de defesa do organismo

Curiosidade
O declínio da produção de Melatonina pode ter várias causas, entre elas: desnutrição, interação de drogas e medicamentos, stress e o envelhecimento.
Uma pessoa sob stress produz normalmente mais adrenalina e cortisol.Sabemos que para cada molécula de adrenalina formada, quatro moléculas de Radicais Livres irão ser produzidas e com isto a probabilidade de lesão nas células aumenta.

Um comentário:

  1. Olá amigos eu estou usando Melatonina já faz 4 anos e estou tendo ótimos benefícios pois tenho uma noite de sono muito boa.

    Acordo bem descansada, isso que durmo apenas 6 horas por noite.

    A única dificuldade é para conseguir comprar a Melatonina precisa de Receita Médica, eu estou conseguindo comprar Melatonina sem Receita Médica nessa loja virtual:

    ciadosuplemento.com

    Eles enviam para qualquer Cidade o Brasil pelos Correios.

    ResponderExcluir