segunda-feira, 14 de novembro de 2011

1. HIPÓFISE



       A hipófise localiza-se na sela túrcica do osso esfenóide e liga-se, por um pedículo, ao hipotálamo na base do cérebro.
é dividida em:
- Adenohipófise
- Neurohipófise
Ela tem origem embriológica dupla: nervosa e ectodérmica. A porção de origem nervosa é denominada neuro-hipófise e consta de uma porção volumosa, a pars nervosa, e do seu pedículo, o infundíbulo. Este se continua com o hipotálamo, constituindo a ligação entre hipófise e sistema nervoso central.
A porção originada do ectoderma é denominada adenohipófise e está subdividida em três porções:
- pars distalis, ou lobo anterior; é a mais volumosa
- pars tuberalis, porção cranial que envolve o infundíbulo
- pars intermedia
A glândula é revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo contínua com a rede de fibras reticulares que suporta as células do órgão.
Ao contrário da neuro-hipófise, que mantém as características do tecido nervoso, a porção originada do ectoderma tem a aparência típica de uma glândula endócrina cordonal com capilares sinusóides.
A hipófise é controlada pelo hipotálamo, e esse controle é exercido por 2 conexões:
1) o sistema porta-hipofisário, que une o hipotálamo à adenohipófise
2) o trato hipotálamo-hipofisário, que une o hipotálamo à neuro-hipófise
O lobo anterior é controlado por fatores ou hormônios de liberação e de inibição, que são produzidos pelos neurônios do hipotálamo e passam pelo sangue, através dos vasos do sistema porta. O lobo posterior contém as terminações distais das fibras nervosas que formam o trato hipotálamo-hipofisário.

ADENOHIPÓFISE
Podemos encontrar 2 tipos de células:

Þ  CROMÓFILAS: contém grânulos citoplasmáticos que possuem grande afinidade pelos corantes histológicos usuais. Segundo a afinidade de seus grânulos por corantes ácidos ou básicos, foram divididas em acidófilas e basófilas.

As acidófilas possuem grandes grânulos citoplasmáticos que se coram bem pela eosina. Essas células podem ser de 2 tipos:
- somatotróficas, que produzem o hormônio do crescimento
-  mamotróficas, que produzem prolactina.

As basófilas possuem grânulos que se coram bem pelo azul-de-metileno. Há 3 tipos de células basófilas:
-  tirotróficas, que produzem o hormônio tireóide-estimulante
-  corticotróficas, que produzem adrenocorticotrofinas
-  gonadotróficas, que produzem os hormônios foliculoestimulante e luteinizante.

Þ   CROMÓFOBAS: células sem grânulos citoplasmáticos visíveis ao microscópio óptico.
                                                                   
HORMÔNIOS SECRETADOS PELA ADENOHIPÓFISE:

*    Hormônio do crescimento (hormônio somatotrópico ou somatotropina)
Estimula o crescimento corporal aumentando o tamanho e o número de células. Tem um efeito pronunciado na cartilagem epifisária dos ossos longos. Esse hormônio não atua diretamente; ele estimula o fígado a produzir peptídeos camados somatomedinas, que são responsáveis pelo efeito estimulante da somatotropina. Esta também promove um aumento da concentração de glicose no sangue (efeito diabetogênico).

*    Hormônio tireoestimulante (TSH)
Estimula a síntese e a secreção dos hormônios tireóideos (tiroxina e triiodotironina).

*    Hormônio adrenocorticotropico (ACTH)
Estimula o crescimento do córtex das supra renais e aumenta a velocidade de síntese e secreção de hormônios adrenocorticais (cortisol, androgênios e aldosterona).

*    Prolactina
Promove o crescimento e funcionamento das glândulasmamárias

*    Hormônio foliculoestimulante
Causa o crescimento dos folículos ovarianos e a maturação dos espematozóides, nas células de Sertoli, estimulando a espermatogênese.

*    Hormônio luteinizante (LH)
Estimula a síntese de testosterona nas células de Leydig dos testículos e estimula a ovulação, a formação do corpo lúteo e a síntese de estrogênio e progesterona nos ovários.

NEURO-HIPÓFISE
A neuro-hipófise é formada por axônios amielínicos de células nervosas secretoras. Os corpos celulares desses neurônios não se localizam na própria hipófise, mas sim nos núcleos supra-ópticos e paraventriculares  do hipotálamo. Os dois neurônios secretados pela neuro-hipófise são, na realidade, produzidos nos corpos celulares dos neurônios do hipotálamo e descem pelas fibras nervosas do trato, para serem liberadas na circulação pela neurohipófise. Os acúmulos de neurossecreção são chamados de corpos de Herring. Além de axônios de neurônios do hipotálamo, a neuro-hipófise contém também escassas células do tecido conjuntivo e possui ainda células neurogliais, denominadas pituicitos.

HORMÔNIOS SECRETADOS PELA NEUROHIPÓFISE

*    Hormônio antidiurético (ADH)
Aumenta a reabsorção de água pelos rinse causa vasoconstrição e elevação da pressão arterial.

*          Ocitocina
Estimula a ejeção do leite das mamas e as contrações uterinas.

1.1) PATOLOGIAS RELACIONADAS
*    Diabetes Insipidus: é uma síndrome que resulta de uma lesão dos núcleos supra-ópticos e paraventriculares do hipotálamo e de uma falha destas células em sintetizar o hormônio antidiurético, ou da destruição do trato hipotálamo-hipofisário. As causas podem ser tumores cerebrais, abcessos cerebrais, danos cirúrgicos, radiação...A ausência de ADH resulta da não reabsorção de água pelos túbulos coletores dos rins e da eliminação de grandes volumes de urina (poliúria). Como conseqüência, o paciente está sempre com uma sede extrema (polidipsia) e bebe grandes quantidades de líquidos. A condição descrita deve ser distinta do diabetes mellitus, onde ocorre glicosúria.

Curiosidade
Tumores na hipófise podem levar à produção excessiva de somatotropina. Quando isso acontece na infância ou na adolescência, produz-se o gigantismo. Quando ocorre no adulto, como as cartilagens epifisárias não existem mais, há um crescimento das extremidades (pés, mãos, mandíbula, nariz). Esta condição é chamada acromegalia. A secreção deficiente do hormônio do crescimento na infância produz o nanismo hipofisário, que é uma situação em que o indivíduo apresenta baixa estatura principalmente devido ao pequeno crescimento dos ossos longos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário